Resenha: Um cappuccino vermelho

Livro de Joel Gomes, lançado em 2012, é o livro de debute do escritor português. Pensando bem, essa foi justamente a razão para comprá-lo, em primeiro lugar. Eu queria saber o que estavam lendo lá do outro lado do oceano, e mais ainda, o que estavam escrevendo, e ou tudo lá em Portugal é muito bem escrito, ou acertei em cheio no livro que escolhi.

Joel desenvolve em seu livro Um Cappuccino Vermelho, um romance policial incrível, e com diversas reviravoltas. O primeiro personagem que conhecemos é uma espécie de membro da liga dos assassinos, um matador profissional que, entre "serviços", gosta ele próprio de escrever romances policiais. Um personagem bastante notável pela forma sistemática que vê o mundo, e marcado pelo seu gosto pela rotina, principalmente no que tange ao seu cappuccino das tardes, onde conhece um dos seus alvos, uma garota, que rompe sua rotina. 

Outro personagem do livro, e de certa forma, outro contra ponta à história, é o escritor João Martins, que está em bloqueio criativo dos romances policiais que costuma escrever e é, sem saber, o próximo alvo de Ricardo Neves na lista de suas mortes. 

A história salteia entre a realidades dos dois personagens e aquelas que cada um deles está escrevendo, e vão se cruzando, desde pequenas coincidências, até a loucura de um dos personagens, que vê suas mortes escritas, se tornarem realidade.

Numa mistura criativa de "Mais estranho que a ficção", com excelente ritmo narrativo e uma coragem de arriscar a mistura de estilos, este livro de Joel Gomes é simplesmente excelente. 

Comentários

Joel-G-Gomes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Joel-G-Gomes disse…
A história de "Um Cappuccino Vermelho" continua em "A Imagem", onde atinge proporções ainda mais épicas. Podes encontrá-lo em https://www.smashwords.com/books/view/490073. Há vários cupões de desconto à escolha, de 50% a 100%. Se estiveres interessado, diz-me qualquer coisa.

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Xerox

Overthinking Back to the future

RPG - Classe/Raça: Kobold